Notícias » Bagas de mirtilo previnem problemas de visão

 
Bagas de mirtilo previnem problemas de visão

Este fruto silvestre melhora a saúde dos olhos e não só. Saiba que outros benefícios tem este alimento adocicado rico em taninos, ácidos vegetais e sais minerais essenciais.

Estudos recentes provam que as bagas de mirtilo podem melhorar vários problemas de visão, incluindo miopia e degeneração da mácula ocular. Os mirtilos (Vaccinium myrtillus L.), também conhecidos entre nós por arandos, erva-escovinha ou uva-do-monte, são um arbusto mais popular no norte da Europa do que no sul. Crescem também de forma espontânea na América do Norte e Canadá. Gostam de solos siliciosos e ácidos, bosques, montanhas e os ambientes húmidos das florestas da Europa do Norte, onde se desenvolvem algumas espécies autóctones.

Um desses exemplos é o Vaccinium uliginosum L., que se encontra apenas na Escócia e na Escandinávia, onde é conhecido por northern bilberry. A variedade V. angustifolium L. desenvolve-se na costa leste do Canadá e Estados Unidos da América e os seus frutos são geralmente maiores que as outras variedades. No nosso país, infelizmente, está bastante subestimado mas podemos no entanto encontrá-lo nos pinhais, matos e montanhas do Alto Minho, do Marão e da Serra da Estrela.

O mirtilo é um arbusto de folha caduca com caules eretos multitirramificados, folhas ovais, pontiagudas, flores pequenas, brancas ou cor de rosa e bagas redondas que se tornam preto azulado quando amadurecem. Pertence à família das ericáceas e pode atingir cerca de quatro metros de altura, apesar de ser geralmente mais baixo.

Utilidades e componentes

Na fitoterapia, utilizam-se as folhas e as bagas, que se colhem no fim do verão. Os frutos são muito ricos em taninos, ácidos orgânicos, glucósidos, pectinas, carotenos, flavonoides, antócianinas, vitaminas B e C, provitamina A e ácidos vegetais e sais minerais, sobretudo ferro, manganésio e crómio. Devido aos pigmentos antociânicos, que são antioxidantes e que existem nos frutos, exercendo no organismo uma ação anti-inflamatória e anti-hemorrágica.

Além disso, também aumentam a resistência capilar e diminuem a sua permeabilidade e ajudam ainda a regenerar o pigmento roxo dos olhos necessários para a visão noturna, tendo sido muito utilizados pelos pilotos ingleses durante a segunda guerra mundial. Estudos recentes provam que as bagas de mirtilo podem melhorar vários problemas de visão, incluindo miopia e degeneração da mácula devido à idade ou a diabetes. Combate ainda insuficiências venosas como varizes e hemorroidas e diarreia, quando o fruto é ingerido seco.

O fruto fresco é ligeiramente laxante e indicado para inflamações orofaríngicas, inflamações urinárias, antifúngico, anti-inflamatório. As folhas podem ser úteis em estados pré-diabéticos e infeções urinárias, diarreias, cistites e vaginites. O extrato de mirtilo faz parte da composição de muitos medicamentos especialmente para tratar problemas de visão. Externamente, pode utilizar-se em queimaduras, inflamação da mucosa oral, dos olhos e úlceras dérmicas.

http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/mirtilos